terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Vida e obra de Victor Hugo



Victor-Marie Hugo (Besançon, 26 de fevereiro de 1802 - Paris, 22 de maio de 1885), famoso poeta, dramaturgo, ensaísta, artista, estadista e ativista pelos direitos humanos, francês de grande atuação política em seu país durante o século XIX. Autor de clássicos da literatura como Les Misérables e o Notre-Dame de Paris, filho de Joseph Hugo e de Sophie Trébuchet, nasceu em Besançon, no Doubs, porém sua infância foi na cidade de Paris.

Victor Hugo (1802-1885).

Em 1819, influenciado pelo que conhecera em estadas em Nápoles e Espanha, lança, junto aos seus irmãos uma revista, intitulada  Conservarteur littéraire (Conservador literário)  e conquista olhares e admiração de literatus da época, graças ao seu talento.  No mesmo ano, ganhou o concurso da Académie des Jeux Floraux. Em 1882, lançou seu primeiro recolhimento de poemas "Odes et poésies diverses" (Odes e Poesias Diversas).

Seu romance, Notre-Dame de Paris, é lançado em 1831, considerado o maior romance histórico de Victor Hugo. O livro definiu a forma de exploração ficcional do passado que marcaram o romantismo francês e narra a história do amor altruísta do deformado sineiro da catedral de Notre Dame, Quasímodo, pela bailarina cigana Esmeralda. Com um estilo realista, especialmente nas descrições de Paris medieval e seu submundo, o enredo é melodramático, com muitas reviravoltas irônicas. O livro foi um sucesso instantâneo e logo fez de Hugo o mais famoso escritor que vivia na Europa, tendo a obra se propagado e sido traduzida por todo o continente.
 




No ano de 1827, alcançou sucesso com Cromwell, prefácio deste drama histórico - não encenado enquanto esteve vivo - no qual opõe-se às convenções clássicas, em especial à unidade de tempo e lugar. Em Cromwell,  o escritor expõe uma à liberação das restrições que impunham as tradições do classicismo. A obra é considerada um manifesto do movimento romântico na literatura francesa, nela Hugo expõe a necessidade de romper com as amarras e restrições do formalismo clássico para poder então refletir a extensão plena da natureza humana. Ainda nesta, ele defende o drama moderno, com a coexistência do sublime e do grotesco. Graças à Cromwell, Victor Hugo  consegue consolidar-se como liderança na França. Aos 26 anos de idade, desfrutava de uma situação material confortável e prestígio não apenas entre a juventude rebelde francesa, mas também entre a corte de Carlos X.

Sua vida pessoal foi marcada por muitas mulheres, teve inúmeras amantes e era conhecido nos bordeis da cidade. A mais famosa dentre todas as mulheres que passaram por sua vida foi Juliette Drouet, atriz sem talento a quem ele escreveu numerosos poemas. Alugava apartamentos nos arredores de Paris com nomes falsos, onde encontrava-se com suas amantes. Numa dessas ocasiões foi flagrado com Léonie Briard, cujo o marido havia chamado a polícia, a mulher foi presa, quanto a Victor Hugo nada ocorreu-lhe.

 Após sua morte, foi enterrado no Pantheón, em um caixão simples, seu último desejo.  Tendo ficado vários dias exposto sob o Arco do Triunfo. Estima-se que 1 milhão de pessoas foram lhe prestar uma última homenagem. Quando morreu as prostitutas de Paris ficaram de luto.




Principais obras: Les Misérables (1862), Notre-Dame de Paris (1831) e Le dernier jour d'un condamné (1829).



 





Referências:
Victor Hugo. http://pt.wikipedia.org/wiki/Victor_Hugo. Acesso em 17/02/2013.
Victor Hugo. http://educacao.uol.com.br/biografias/victor-hugo.jhtm. Acesso em 17/02/2013
Obras de Victor Hugo. http://www.universitario.com.br/literatura/victor-hugo/index.php. Acesso em 17/02/2013.
O corcundo de Notre-Dame. http://www.youtube.com/watch?v=gvWPGTa8SGQ. Acesso em 17/02/2013.

0 Deixe seu comentário::

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA