segunda-feira, 13 de maio de 2013

A imagem feminina representada na Arte Móvel



Dentro da arte pré-histórica, a designação arte móvel é empregada para qualquer obra de arte (em sentido amplo) realizada sobre um objeto de dimensões limitadas e manejáveis, que podem ser deslocadas ou transportadas pelo ser humano.

Vênus de Hohle Fels, 40. 000 a 35. 000 a. C.
Considerada a primeira representação feminina da história da arte. Feita de marfim de mamute e com aproximadamente 6 centímetros de comprimento, a figura foi achada em seis pedaços na caverna de Hohle Fels, na região da Suábia. Faltam o ombro e o braço esquerdos, mas Conard espera encontrá-lo em futura escavação. A "Vênus de Hohle Fels", como o autor a chama, seria pelo menos 5.000 anos mais antiga do que as estatuetas mais antigas conhecidas.

A descrição do objeto por Conard não deixa dúvidas:
"As nádegas e genitália estão representadas em mais detalhe. A fenda entre as duas metades das nádegas é profunda e continua sem interrupção até a frente da figura, onde a vulva com proeminentes grandes lábios é visível entre as pernas abertas". (Fonte: Uol ).
Observa-se que não era a mulher que estava sendo representada, mas o sexo propriamente dito, as partes baixas do corpo. A imagem feminina é tida, então ,com objeto de procriação para a continuação da espécie. O mesmo pode ser identificado nas obras de arte posteriores:


Vênus de Lespugue, 25. 000 a. C.
A estatueta de marfim de mamute, quebrada ao ser exumada na escavação, mede, após a reconstrução, 147 milímetros de altura, 60 milímetros de largo e 36 milímetros de grossura. A forma geral corresponde aos cânones estilísticos assinalados por André Leroi-Gourhan: pode-se inscrever num losango com o ventre, as nádegas e os seios descomedidamente desenvolvidos (esteatopigia), uma cabeça pequena e desbotada, e uns pés apenas esboçados e pontiagudos.

A cabeça ovoide sem detalhes, sobretudo, no rosto, é comum neste tipo de figuras; porém, leva pequenas incisões paralelas e alongadas que foram interpretadas como uma representação estilizada do pêlo. Os seios e as nádegas formam uma espécie de esfera ou círculo central. Na parte traseira, cobrindo parcialmente as nádegas, há uma série de estrias paralelas e verticais cuja interpretação foi muito discutida. Talvez seja alguma representação esquemática de alguma prenda de vestir, uma espécie de mini-saia. Segundo a opinião da investigadora Elizabeth Wayland Barber, experta na história do tecido, é, possivelmente, o exemplo mais antigo da história duma tela trançada.


Vênus de Willendorf, 25. 000 a. C.

A Vênus não pretende ser um retrato realista, mas uma idealização da figura feminina. A vulva, seios e barriga são extremamente volumosos, de onde se infere que tenha uma relação forte com o conceito da fertilidade. Os braços, muito frágeis e quase imperceptíveis, dobram-se sobre os seios e não têm uma face visível, sendo a cabeça coberta do que podem ser rolos de tranças, um tipo de penteado ou mesmo vários olhos.



Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%AAnus_de_Lespugue
http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%A9nus_de_Willendorf

0 Deixe seu comentário::

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA