sábado, 25 de maio de 2013

As palavras de baixo calão


O uso das chamadas palavras de baixo calão (palavrões) é tão comum dentro de determinadas sociedades como cumprimentar alguém quando se chega ou agradecer quando se recebe algo. No Brasil, o uso desse tipo de expressão é comum e ao mesmo tempo condenável, sendo conhecido e reproduzido por muitos, mas discutido por poucos.

Boa parte dos palavrões em língua portuguesa tem significado completamente diferente do sentido usado para ofender. A grande maioria está associada a partes baixas do corpo, atos sexuais ou doenças.  Na mídia se recorre a eles para intensificar uma situação e também para provocar riso.

Excrecências são palavrões, mas dificilmente são usados para ofender a outro, estando seu uso ligado a ações ou acontecimento que deram errado. Excreções seriam assim algum ruim no que se refere a própria pessoa, algo que todo mundo faz em algum momento. Já palavras ligadas ao sexo e partes sexuais expressam situações, pessoas e momento ruins nocivos e dignos de repulsa. Palavras associadas a situações sexuais são usadas para humilhar rebaixando o ofendido de acordo com seus atos a quatro paredes.

Mas por que palavras que lembram atos, posições ou situações sexuais são consideradas ofensivas?

Diferentemente de excrecências, o sexo é e sempre foi tabu dentro do Brasil e em muitos outros lugares do mundo, fazer sexo é visto como pecaminoso, impuro, nojento, doloroso e vergonhoso.  Além disso, o ato sexual nem sempre reflete prazer, mas abuso, transmissão de doenças, pedofilia, estupro, submissão dentre muitos outros. Desta forma, fazer uso de palavrões sexuais reflete não somente o tabu oculto em nossa sociedade, mas também  a falta de habilidade e pouca abertura para falar sobre eles.

Análise do uso de palavrões no quadro “Pegadinhas do Mução”


A mídia, principalmente programas humorísticos costuma se apropriar de modos e costumes sociais fazendo sua criação sobre esse recorte da realidade. O quadro Pegadinhas do Mução, carro chefe do Programa do Mução, é um quadro humorístico no qual o radialista liga para uma pessoa e a faz perder a paciência (pegar ar) ao expor um apelido que este não gosta de ouvir.
 
Normalmente o apresentador conduz uma conversa tranquila com a vítima antes de revelar sua intensão, uma vez feito, aquele que se sente ofendido passa a xingá-lo usando palavras e expressões de baixo calão, pois esta seria a maneira encontrada para rebaixar o ofensor ao mesmo nível que ela sente que foi rebaixada, levando-se em conta a revelação de seu apelido constrangedor.

Para quantificar e entender um pouco mais sobre o uso de tais expressões ouvimos as dez pegadinhas, as mais ouvidas, de acordo com o site oficial do programa e retiramos as expressões mais usadas e seus significados, acompanhe:

 

Palavras e expressões de baixo calão mais usadas pelas vítimas das pegadinhas:


 Não Censuradas

  • Vai tomar no centro do boga (Ânus)
  • Macho safado – pessoa do sexo masculino que faz safadezas.
  • Fresco – vide "viado".
  • Corno – pessoa que foi traída por seu  parceiro.
  • Filho de uma égua  - homem que nasceu de uma equina.
  • Viado – Palavra popular que faz referências a práticas sexuais entre pessoas do mesmo sexo. Tem origem na redução da palavra transviado, aquele que transviou, mudou de uma via normal para uma outra para a qual não havia sido destinado. Assim viado é o homem que mudou de via sexual, homossexual.
  • Corno veio da orelha lascada – Expressão usada para ofender, pois julga que ser traído e velho ao mesmo tempo é uma coisa ruim.
  • Sem vergonha – Aquele que não tem vergonha de seus atos.
  • Vá para lá rapaz – forma de falar em palavrões sem dizê-los. Isto é, insinuar de modo velado seu desejo de ofender.
  • Seu melado de bosta – Aquele que está sujo de excreções.
  • Seu queima rosca – expressão popular pejorativa que faz referências a práticas sexuais entre pessoas do mesmo sexo.
  • Vá tomar no anel, vá tomar no do teu pai, imbecil, lascado fuleiro de uma viga, bicho do mundo e baitola -  Maneira popular e preconceituosa de fazer referências a práticas sexuais entre pessoas do mesmo sexo.
  • Chupão – Expressão popular que designa e desqualifica aquele que pratica sexo oral em alguém do mesmo sexo.
  • Deixe da sua 'fuleiragem' – Modo popular de exigir que uma pessoa para de fazer ‘frecuras’.
  • Gota serena - ódio, raiva. 
  •  Aí dento -  uma forma de negar o fato dito, sair-se de uma conversa (desconversar).
  •  Fi de rapariga - o mesmo que filho de prostituta.

 

Censuradas

 

  • Vá para a pu*a que o pariu (ver "fi de rapariga");
  •  fela (filho) da pu*a;
  •  a pu*a da sua mãe;
  • "Vá toma no c*" (orifício anal);
  • "seu c*zão" (orifício anal);
  • "você é um fu**do" (Fuder: significa "transar". Porém, essa palavra é utilizada em linguagem pejorativa, não se referindo a qualquer tipo de ato sexual, mas sim a algo moralmente depreciativo, como uma transa violenta ou estupro.);
  •  "vai se f*der com um cavalo" (vide fu**do);
  •  "bote dentro do c* da tua mãe";
  •  "safado do ca**lho";
  •  "A cabeça da minha pi**" (Ógão genital masculino) no seu c*(orifício anal);
  • A bu**ta da sua mãe -  (genitália feminina).

Dentre outras. Os palavrões emitidos pelas vítimas dos trotes têm, em sua maioria, o objetivo de desqualificar uma pessoa, levando-se em conta seu comportamento sexual.

O título das pegadinhas do "As 10 mais ouvidas" é o próprio apelido indesejado das vítimas do trote telefônico:

1 - Cara de Silicone   
2 - Moela    
3 - Canela Seca    
4 - Bunda de Macaco    
5 - Porquinha    
6 - Malassombro    
7 - Leite de Mamão    
8 - Sovaco de Tapete    
9 - Focinho de Camelo    
10 - Peito de Baleia

Normalmente cada palavra ou expressão é falada de duas a cinco vezes por cada vítima, e cada vez que é repetida o apresentador incita-o a continuar a ofendê-lo. Grande parte das expressões vão ao ar sem qualquer tipo de edição, sendo editado com um corte somente palavras consideradas palavrão como: cu, cusão, fuder, caralho e etc. A grande maioria das expressões ofensivas fazem referência explicita a atos e condições sexuais, principalmente no concernente a prática homossexual.

Como já comentado, o sexo, assim como tudo ligado a ele (órgãos, posições e gostos), ainda são tabus dentro da nossa sociedade, principalmente quando falamos de atos entre pessoas do mesmo sexo. Apesar da discussão atual e luta LGBT, ainda é comum pessoas, não somente de classes populares associarem a homossexualidade a algo ruim, do qual tem de se sentir vergonha.

A exposição deste tipo de preconceito, reforçado por sua exploração por um programa humorístico de grande sucesso, vem destacar essa realidade, mostrando que não somente as pessoas, mas também a mídia ainda encara como vergonhoso e risível aquilo que é tabu, preferindo trata-lo de maneira grotesca a discutir o tema de modo aberto e sem restrições.


Para ouvir as Pegadinhas do Mução clique aqui.


Fontes:
A ciência do palavão. In revista Superinteressante. Editora Abril. Fevereiro de 2008. Acessado em 23
/05/2013. http://super.abril.com.br/ciencia/ciencia-palavrao-447405.shtml.http://super.abril.com.br/ciencia/ciencia-palavrao-447405.shtml
Os 10 palavrões mais utilizados no Brasil. http://lista10.org/adulto/os-10-palavroes-mais-utilizados-no-brasil/, acessado em 25/05/2013.
O significado dos palavrões. Blogdas ideias. http://blogideias.com/2009/07/palavroes-e-seus-outros-significados.html,acessado em 25/05/2013
Palavra de baixo calão. In.: Wikipédia. http://pt.wikipedia.org/wiki/Palavra_de_baixo_cal%C3%A3o, acessado em 25/05/20013.
Falar palavrão é doença? In.: Revista Superinteressante. Abril de 2004. Acessado em 23/05/2013. http://super.abril.com.br/saude/falar-palavrao-doenca-444463.shtml

0 Deixe seu comentário::

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA