sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Humor e riso na cultura midiática

Roberto Elísio e Regina Rossetti

O riso é um fenômeno social e humano. Como um fenômeno tipicamente humano, o riso e o humor manifestam-se na cultura. E como um fenômeno social, na contemporaneidade de uma sociedade midiatizada, o riso e o humor manifestam-se na mídia. É nessa perspectiva que ‘trabalha’ a obra Humor e riso na cultura midiática - Variações e permanências, mais um lançamento de Paulinas Editora.

Organizada em nove capítulos pelos professores Roberto Elísio dos Santos e Regina Rossetti, pesquisadores do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), a obra aborda o humor e o riso nos vários campos da comunicação: jornalismo, publicidade, televisão, cinema, rádio, além de falar do humor na caricatura, na charge, na história em quadrinhos, na crônica, na imagem, nos sitcoms, no cinema e na música popular brasileira.

A abordagem do humor nas diversas mídias é precedida por um capítulo teórico no qual é apresentada a maneira como diferentes pensadores, ao longo mais de dois milênios, refletiram sobre o humor e o riso, e como o teatro e a literatura e, depois, a cultura midiática empregaram e empregam formas cômicas. É de um difícil lugar, uma ponte instável entre o consciente e o inconsciente, entre o distanciamento e a proximidade, entre a tristeza e a alegria, que os articulistas tiveram a coragem de se colocar e assumir a tarefa de desvendar os mistérios do riso e de suas representações.

Bibliografia: SANTOS, Roberto; ROSSETTI, Regina (Org.). Humor e riso na cultura midiática. São Paulo: Paulinas, 2012.

Sobre os autores

 

 Roberto Elísio

Roberto Elísio dos Santos Roberto Elísio dos Santos é jornalista, com pós-doutorado em Comunicação Social pela ECA/USP. É autor dos livros História em Quadrinhos Infantil: leitura para crianças e adultos (Marca de Fantasia, 2006), As Teorias da Comunicação: da fala à internet (Paulinas, 2004), Para reler os quadrinhos Disney (Paulinas, 2002), Cinema: Arte e Documento (Pueri Domus, 2002) e foi organizador de O Tico-Tico 100 anos: centenário da primeira revista de quadrinhos no Brasil (Opera Graphica, 2005). É professor do Programa de Mestrado em Comunicação e dos cursos de graduação na Escola de Comunicação da USCS e vice-coordenador do Observatório de HQ da ECA-USP.

Regina Rossetti

Possui Pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2002), Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2000), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Atualmente é professora do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS. Tem experiência na área de Comunicação com ênfase em Epistemologia e Linguagem e na área de Filosofia com ênfase em Teoria do Conhecimento e Filosofia Contemporânea. Atuando principalmente na investigação das interfaces entre comunicação e filosofia contemporânea nos seguintes temas: linguagem, criação, imagem, intuição. É autora do livro Movimento e Totalidade em Bergson publicado pela Edusp. 


Via: 
Humor e riso na cultura midiática
Acesso em 30/07/2013.
Roberto Elísio dos Santos 
Regina Rossetti
Acesso em 30/07/2013.

0 Deixe seu comentário::

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA