sexta-feira, 9 de agosto de 2013

A Serbian Film: o grotesco chocante no cinema

                                                                                                           

Filmes são feitos para fazer pensar, fazer rir, entreter e também para chocar. A indústria do terror é um dos setores mais cultuados da sétima arte. O gênero pretende provocar a sensação de medo e usa de temas mórbidos ou repelentes para chamar a atenção. Para os fãs desse gênero, o medo é interessante e o grotesco é atrativo. Por isso, filmes de horror usam de muito sangue e violência, por vezes transgredindo as regas daquilo que é aceitável socialmente, vindo a ser censurados. Filmes como  A Serbian Film, a Centopeia Humana, Anticristo, são exemplos deles.

Em A Serbian Film (em sérvio, Српски филм; em português, Terror sem Limites) - primeiro do diretor sérvio Srđan Spasojević, lançado em 2010 - Miloš é um ator pornô aposentado, casado e com um filho. Para garantir a estabilidade financeira da sua família, aceita uma oferta apresentada por sua ex-colega de profissão Lejla para estrelar um "filme de arte". Vukmir, o diretor, quer Miloš no elenco para aproveitar sua capacidade de manter uma prolongada ereção sem estímulos físicos nem visuais. Durante o filme ele é drogado e levado a cometer estupros, inclusive do próprio filho, assassinatos e diversos atos explícitos de violência.

O filme estrelado pelos atores sérvios Srđan Todorović e Sergej Trifunović teve sua apresentação questionada em alguns países, entre eles, o Brasil, que proibiu, no dia 10 de agosto de 2011, a exibição do filme em todo o território nacional, liberando-o em julho de 2012. Países como a Suécia, Espanha e Finlândia também fizeram a proibição. Outros países, ainda, proíbem apenas a exibição de alguns trechos do filme, como na Austrália que censurou oito minutos do longa metragem. Graças ao destaque dado devido a polêmica da censura, o filme acabou sendo assistidos por mais espectadores do que o previsto, se tornando tema de discussões em todo o mundo.

O terror ou horror costuma deixar de lado os sentidos ético e moral adotando cenas mais chocantes. Embora seja niilista até o limite do caricato, A Serbian Film não é, em teoria, uma provocação oca. A começar pelo título, Spasojevic insinua uma crítica à desumanização da Sérvia pós-Milosevic, em que toda interação é ditada pelo comércio e por relações de poder, e dentro dessa proposta o filme tem seus momentos. É um filme chocante feito sob medida para chocar e provocar reações contrarias ao que foi mostrado.

Confira o trailer:


Confira lista com outras produções chocantes


Anticristo (2009)
É um filme de drama/terror dinamarquês dirigido por Lars Von TrierTalvez seja um dos filmes mais polêmicos dos últimos anos e não poderia ficar de fora desta lista. Chocou muitas pessoas pela violência explícita com direito a close nas mutilações nas partes íntimas das pessoas.

O filme conta a história de um casal em luto que se isola numa cabana no meio da floresta, onde esperam se recuperar da perda do filho e de um casamento em crise.

Foi censurado em muitos países onde a cena foi mostrada com corte.





 Assassinos por Natureza (1994)
Toda a banalidade da violência explícita em um filme.  Mickey e Mallory são jovens apaixonados que adoram violência, sendo que ambos tiveram infância e adolescência perturbadoras. Partem numa viagem onde matar é corriqueiro, atraindo a atenção da mídia transformando-os em celebridades. 

O repórter Wayne Gale espera ganhar muita audiência a partir do casal e fará de tudo para entrevistá-los, enquanto o delegado Dwight McClusky, precisa prendê-los para melhorar sua imagem.






Holocausto Canibal (1980)

Professor da Universidade de Nova York vai atrás de uns documentaristas perdidos, quando esses saíram para filmar na Amazônia um documentário sobre tribos canibais. Chegando no local, descobrem os horrores que aconteceram.

O filme, com direção de Ruggero Deodato e roteiro de Gianfranco Clerici, mostra rituais de tribos canibais, com cenas explícitas de estupro, e com direito a inúmeros animais mortos de verdade. Incluindo uma tartaruga que para muitos é a cena mais nojenta do filme. O diretor quase foi preso por pensarem que os atores realmente morreram durante as filmagens.


A centopeia   Humana (2009)      
Dr. Josef Heiter, um respeitado médico especialista em cirurgias de gêmeos siameses, tem uma visão demente do futuro da existência da humanidade. Ele quer criar uma “Centopeia” com pessoas. Quando duas garotas norte-americanas chegam à sua casa pedindo ajuda, seu plano começa a ser colocado em prática.
Este é um daqueles filmes desconhecidos que usaram de maneira exagerada a violência e o “bizarro” para ser considerado polêmico e ter uma popularidade na mídia. A ideia de fazer uma centopeia com pessoas, tendo que comer às fezes do outro, sofrer torturas e até mesmo sofrer uma cirurgia removendo os joelhos de cada uma. 

The Human Centipede é um filme de terror escrito e dirigido pelo diretor holandês Tom Six. Teve uma sequencia, The Human Centipede 2 (Full Sequence), realizada em 2011 e a última parte da franquia, The Human Centipede III (Final Sequence), está prevista para este ano.


Saló 
Itália controlada pelos nazistas, onde quatro libertários fascistas sequestram 16 jovens e os aprisionam  uma mansão com guardas. A partir daí, eles passam a ser usados como fonte de prazer, masoquismo e morte.

Motivo: O filme tão violento quanto muitos da lista, mas o fato de usar jovens inocentes para ocasiões
absurdas de tortura, incluindo ser alimentado à base de fezes, serem estuprados por pessoas psicóticas, dentre outras coisas, faz desse filme o campeão da lista.









Fonte:

0 Deixe seu comentário::

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA