sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Humor no YouTube: Porta dos Fundos


Os limites entre o que é engraçado ou a simples exploração do grotesco sempre rendem grandes discussões. No último ano, um grupo de atores que trabalhavam com humor se juntaram e vem dando o que falar e alcançando popularidade na mídia de forma geral, o Porta dos Fundos.

Integrantes do coletivo Porta dos Fundos.
Em seu site oficial, o grupo se descreve como um coletivo criativo que produz conteúdo audiovisual voltado para a web com qualidade de TV e liberdade editorial de internet. Idealizado por Antonio Tabet (Kibe Louco), Fabio Porchat, Gregório Duvivier, Ian SBF e João Vicente e Castro, o canal do You Tube brasileiro, é o maior do país e um dos maiores do mundo em número de visualizações e compartilhamentos em redes sociais, tendo mais 5 milhões de inscritos. 

Seus esquetes que tem duração média de 2 min abordam temas diversos de forma crítica e aleatória, fazem graça de tudo e de todos, aparentemente, sem papas na língua, usando de referências claras sobre políticos, líderes religiosos e figuras de destaque nacional. Constantemente abordam questões sociais, preconceitos e estereótipos incutidos na sociedade brasileira como a mulher na sociedade, sexualidade e política. Usam do escatológico e do teratológico em diversos vídeos, além de fazer uso constantemente de palavrões e chavões pesados.  

Devido à forma “ácida” com a qual atua, o Porta dos Fundos conquistou fãs ao mesmo tempo em que gera revolta entre os que se sentem ofendidos. Vídeos como o "Sobre a mesa", "Rola" (um dos mais polêmicos), "Espinha", "Oh meu deus", "Arte moderna", "Demônio", "Reunião de emergência", dentre muitos outros geram comentários e ainda maior visibilidade para a turma que ganhou até mesmo críticas positivas internacionais. Quando criticada, a equipe da Porta defende-se reafirmando a liberdade de expressão. Por sua vez os vídeos mais criticados já criados pelo grupo que lança dois por semana estão entre os mais acessados do canal. 

Humor sem limites, crítico ou chocante é, apesar de polêmico o caminho para o sucesso, também é uma forma de chamar a atenção de muitos para alguns assuntos esquecidos, tendo em vista que provocar nojo, medo ou repulsa é aparentemente mais eficaz que manter uma conversa "politicamente correta".


Confira os três vídeos mais poulares do Porta dos Fundos:


            1. "Oh, meu Deus!" - 4.123.976 visualizações.


 

2. "Rola" - 9.674.680 visualizações.





3."Sobre a mesa" - 10.073.030 de visualizações.





Leia mais:

0 Deixe seu comentário::

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA