quarta-feira, 23 de abril de 2014

Artista faz pintura performativa expelindo tinta pela vagina




A suíça Milo Moiré causou polêmica ao expelir ovos cheios de tinta através da vagina para pintar uma tela. Completamente nua, Moiré realizou a performance inusitada no meio da rua, mais precisamente na entrada da Art Colónia, Alemanha. Equilibrando-se entre duas plataformas, a artista expeliu os ovos de tinta sobre uma tela que ao final da apresentação foi dobrada para ganhar o formato de um útero, uma "forma simétrica, surpreendentemente colorida e cheia de força".




Intitulada de The PlopEgg Painting (A pintura dos ovos postos), Milo explicou que quis usar “a fonte original da feminilidade –a vagina – para criar arte”. O vídeo publicado no YouTube no último dia 12 possui quase dois milhões de acessos e muitos elogios e comentários negativos.

 Para uns, o trabalho da artista não passa de um "absurdo", distante de ser considerado arte:


Comentário extraído do vídeo de Milo Moire, postado no YouTube.


Para outros, Milo Moiré só "está tentando nos chocar com sua nudez e genitália exposta", que na verdade está querendo passar uma mensagem para todos nós com essa performance, e que o próprio Da Vinci pintou a Mona Lisa usando uma técnica similar que envolveu um ânus e um furão. Milo Moiré estaria, então, nos passando uma mensagem do que é arte e o que ela significa para a sociedade.


Comentário extraído do vídeo de Milo Moire, postado no canal YouTube.



Segundo o jornal inglês The Guardian, Milo Moiré fez a performance num espaço público, fora do recinto da feira de arte, e ofereceu aos que passavam, a visão de uma mulher nua, em trabalho de parto.
Não é a primeira vez que Moiré tem um desempenho que testa os limites. Na peça Script System, a artista andou nua de transporte público, surpreendendo muitos passageiros pela ousadia. Miló Moiré segue os passos de outros artistas, como Marina Abramovic, Yoko Ono ou Franco B, que utilizam formatos de nudez como forma de ruptura artística.







Referências digitais:

TV 24: http://www.tvi24.iol.pt/internacional/arte-nudez-milo-moire-performance-pintura-tvi24/1552032-4073.html  Acesso em 23/04/2014.
VISÃO: http://visao.sapo.pt/artista-da-a-luz-pintura-expelindo-ovos-com-tinta-da-vagina=f777850 Acesso em 23/04/2014.
NOTÍCIAS AO MINUTO: http://www.noticiasaominuto.com/cultura/207374/expelir-ovos-pela-vagina-para-criar-arte#/615/0  Acesso em 23/04/2014.

0 Deixe seu comentário::

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA