Eventos




 

O Big Brother Brasil e a estética do grotesco na sociedade midiatizada

Artigo apresentado no  Simpósio de Pesquisa em Comunicação Social (Simpecos)

 


Idealizado para valorizar ainda mais o Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecom), o Simpósio de Pesquisa em Comunicação Social (Simpecos) foi pensado para que o encontro estudantil supere suas atividades tradicionais e possui o objetivo de oferecer a troca de experiências em estudos acadêmicos com espaço para a apresentação de artigos, relatórios de pesquisa ou extensão.


Estudantes de todo o país estiveram presentes no Simpecos 2014.

Dentre os trabalhos selecionados, estava um artigo produzido pelas estudantes Larissa Bittencourt e Priscilla Peixoto, com a co-autoria de Mirian Oliveira. O trabalho levanta considerações acerca do modelo televisivo  reality show, especificamente o Big Brother Brasil, no que tange ao comportamento desenvolvido pelos participantes; atrelado à estética do grotesco, que se torna evidente quando sujeitos que, ao estarem em tal formato midiático e outorgados por este, geram a divulgação de identidades favoráveis à audiência do programa. Serão trabalhados os conceitos de promessa, espetáculo, voyeur, flâneur midiático e o grotesco.

Palavras-chave: Reality show; grotesco; midiatização; voyeurismo


Na foto, Larissa Bittencourt e Mirian Oliveira.

Leias mais




 6 de dezembro de 2013


XXIII Encontro de Iniciação Científica da UFAL


Visando avaliar e tornar público os resultados das pesquisas pertencentes ao Pibic, ocorreu neste mês, entre os dias 03 e 05 de dezembro, o XXIII Encontro de Iniciação Científica, O dia 04 de dezembro foi reservado aos trabalhos na área de Comunicação Social e a pesquisa que deu origem a este blog esteve presente e mostrou os principais resultados obtidos durante a primeira fase do trabalho, que foi renovado por mais um ano. Este encontro, em específico, ocorre anualmente na Universidade Federal de Alagoas, UFAL, há mais de 20 anos, sendo organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEP).

A estudante do 7º período de Relações Públicas, Mirian Oliveira, falou sobre os resultados da pesquisa intitulada Programa do Mução: o império do riso grotesco e cruel nas ondas do rádio, diante da banca formada pelos professores Dr. José Homero de Souza Pires Júnior, da UNISINOS - RS e Dr. Pedro David Russi Duarte, da UNB. Leia mais.


16 de março de 2013


Prévia do Congresso Acadêmico


Neste evento, formam apresentados os primeiros resutados da pesquisa de iniciação científica das estudantes Fernanda Ferreira e Mirian Oliveira: "Programa do Mução: o império do riso grotesco e cruel nas ondas do rádio" -  Mirian Oliveira e Fernanda Ferreira.






31 de maio de 2013


Curso de Comunicação da Ufal tem 17 trabalhos aprovados no Intercom Regional 2013

Ao todo foram 13 trabalhos inscritos no Intercom Júnior, 2 no Expocom e 2 em Divisões Temáticas


Ascom/COS*

Dezessete trabalhos produzidos por alunos e professores do Curso de Comunicação Social (COS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foram aprovados no XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), que ocorrerá de 12 a 14 de junho, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em Mossoró (RN).

Dentre os trabalhos aceitos está um artigo produzido pela estudante Mirian Oliveira, bolsista de Inciação Científica. Intitulado "A Estética do Grotesco Presente no Quadro Radiofônico Pegadinha do Mução", o artigo será apresentado no Intercom Junior na categoria Comunicação Audiovisual. Continue lendo.




 18 de junho de 2013


O mundo do grotesco no Intercom: estudante apresenta artigo sobre o Programa do Mução durante congresso em Mossoró



Aconteceu entre os dias 12 e 14 de junho, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró o XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. O evento promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), teve dentre os trabalhos apresentados um artigo produzido pela estudante Mirian Oliveira, bolsista de Inciação Científica. Intitulado "A Estética do Grotesco Presente no Quadro Radiofônico Pegadinha do Mução". O texto foi orientado pelo Prof. Dr. Antônio Francisco Ribeiro de Freitas, que também participou do evento. Leia mais.

Foto: Ascom/Cos.




6 de agosto de 2013


Entrevista com Antonio Freitas e Mirian Oliveira


Estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas entrevistaram na última terça-feira,  30, o professor Dr. Antonio Freitas e a estudante Mirian Oliveira, integrantes do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UFAL. Com a pesquisa Programa do Mução: o império do riso grotesco e cruel nas ondas do rádio, orientador e bolsista apresentaram a pesquisa à equipe formada por quatro estudantes do sexto período, idealizadores do UniPesquisa, um programa de TV universitária. Leia mais.

Shirley , Itawitanã , Mirian , Antonio, Victor e Milton . Foto: Manuel Henrique.


0 Deixe seu comentário::

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA