terça-feira, 8 de abril de 2014

A origem dos palavrões



As palavras de baixo calão já foram tema de uma de nossas postagens, especialmente por sua associação às partes baixas do corpo (ou ao baixo corporal) e sua utilização em programas humorísticos como o quadro radiofônico Pegadinhas do Mução. Empregados para demonstrar emoções, provocar o riso ou mesmo ofender, muitos dos palavrões que conhecemos hoje tiveram uma origem "inocente", com significados totalmente diferentes aos que possuem na atualidade.


Caralho


Segundo a Academia Portuguesa de Letras, "caralho" é a palavra com que se denominava a pequena cesta localizada no alto dos mastros das antigas embarcações, conhecido também como um lugar de castigo para os marinheiros que cometiam alguma infração (daí vem a célebre expressão: "mandar para o caralho!"). Com o passar do tempo, surgiram expressões geralmente censuradas que costumam expressar intensidade ("Essa _________ é boa pra caralho"/ Esse cara é do caralho!"), dor ou ódio ("caralho!"/Vá para a casa do caralho!"), etc.

Caralho de caravela.


Uma outra teoria explica que o termo vem do latim characulu, diminutivo de kharax ou charax, palavra grega que significa “estaca” ou “pau” (pedaço de madeira) que na Antiguidade passou a designar o órgão genital do touro. Não demorou muito para a palavra ser associada a genitália masculina; hoje o termo é usado como sinônimo de pênis e como interjeição para demonstrar espanto.

Porra


Termo empregado para  algo que dá errado ou como sinônimo de esperma. Designava uma arma de guerra medieval: era um bastão de madeira com ponta protuberante, cravejada de lanças de metal. O instrumento foi associado ao membro masculino e, com o passar do tempo, ao sêmen.

Puta


O termo é oriundo do latim "poda" usado para designar a deusa menor da agricultura na mitologia romana que presidia a poda das árvores. Os festivais em honra a esta deusa celebravam a poda das árvores e, durante estes dias, as suas sacerdotisas manifestavam-se exercendo um bacanal, espécie de ritual religioso realizado na Roma Antiga para homenagear Dionísio. Durante essas manifestações, as mulheres se prostituíam honrando a deusa, o que explicaria o significado corrente do termo "puta" e suas variações em muitos dos países de língua latina, tais como "puta que o pariu" e "filho da puta".


Poda, a deusa menor da agricultura, segundo a mitologia grega.



 Cu


É parte oposta da ponta da agulha, que possui um pequeno buraco usado para  se passar a linha. A palavra adquiriu com o tempo um significado diferente, assumindo o sinônimo de ânus .





Buceta


O palavrão usado hoje como sinônimo de vagina vem de “boceta”, do latim buxis, “caixa de buxo” – buxo, por sua vez, é uma árvore. Eram estojos usados por gregas e romanas para guardar objetos de valor. Logo, com a evolução da língua, elas foram chamadas de bocetas. Há registros do termo associado ao órgão feminino em poemas portugueses do século 18. A associação se deve ao fato de ele ser "o lugar em que está o tesouro da mulher".


Foder


Ao contrário dos palavrões apresentados anteriormente, "foder" é o único que permanece com sua significação original. Acredita-se que a palavra pode ter sido originada do dialeto norueguês Fukka, que quer dizer “copular”, ou do Sueco Focka, “copular, empurrar” ou ainda do Latim Futuere, “manter relações sexuais”.






Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Puta
http://preguicaalheia.com/a-origem-de-alguns-dos-palavroes-mais-usados-no-brasil-arrumar/
http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/alguns-palavroes-tem-origem-inocente-434500.shtml
http://ideiasquasenossas.blogspot.com.br/2006/03/qual-o-significado-de-caralho.html

0 Deixe seu comentário::

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

COMPARTILHAR PÁGINA